Por Vinícius Gallier
Essa postagem tem o intuito de ser bem didática e, de certa forma, introdutória para as pessoas, tanto de dentro quanto de fora da área, para começar a entender o que é a História.
Pelo motivo de ser introdutória, será também curta, de certa forma, pois abordaremos outros pontos mais a frente em posts futuros.
Há certas confusões acerca da palavra "história" no senso comum que, de vez em quando, voltam a tona e alguém torna a perguntar. Devemos, por isso, nos atentar a forma que essa palavra é citada por ser, vez ou outra e em sua maioria em comentários de Facebook, colocada como comparável a outra palavra um tanto quanto antiga: "estória", ou seja, comparando-a com uma narrativa um tanto quanto folclórica.
Nesse sentido é importante definir e, como é o intuito desse post, divulgar: a história, enquanto disciplina e prática de análise, é escrita com "H" maiúsculo. Trocando em miúdos: ao falarmos da História, com H maiúsculo, devemos ter a noção de que estamos falando de uma ciência sendo, portanto, diferente de "estória", que são simplesmente narrativas e contos, e de história, que é simplesmente o que já aconteceu.
A História é, portanto, uma disciplina que tem como objeto de reflexão as sociedades humanas organizadas no tempo, ou: "A História é a ciência dos homens no tempo", segundo Marc Bloch. Simplificando: a História é uma disciplina que age por meio de pesquisa, análise e que estuda as sociedades humanas ao longo do tempo, como elas se transformam e suas variações.
Em outro ponto, temos a história que é, simplesmente, o objeto de estudo da disciplina História: a experiencia humana projetada no tempo social. Em suma: a história, com h minúsculo, são os acontecimentos/fatos que vão ser estudados pela disciplina da História e pelos Historiadores como, por exemplo, os acontecimentos do governo Vargas (os acontecimentos dele pertencem a história) que vão ser estudados pela História.
Essa distinção permite, inclusive, a história da História que nos permite observar a mudança ocorrida nas práticas, formulas e premissas de se fazer História durante o tempo.
Caso tenha ficado alguma dúvida, os comentários estão abertos à questionamentos, se feitos de maneira séria e sem desrespeitos
Referências Bibliográficas:
BLOCH, Marc. Apologia da história: ou o ofício de historiador. Zahar, 2002.
CARDOSO, Ciro Flamarion Santana. "História: um só termo, vários significados" IN Uma introdução à história. Editora Brasiliense, 1981.
Pelo motivo de ser introdutória, será também curta, de certa forma, pois abordaremos outros pontos mais a frente em posts futuros.
Há certas confusões acerca da palavra "história" no senso comum que, de vez em quando, voltam a tona e alguém torna a perguntar. Devemos, por isso, nos atentar a forma que essa palavra é citada por ser, vez ou outra e em sua maioria em comentários de Facebook, colocada como comparável a outra palavra um tanto quanto antiga: "estória", ou seja, comparando-a com uma narrativa um tanto quanto folclórica.
Nesse sentido é importante definir e, como é o intuito desse post, divulgar: a história, enquanto disciplina e prática de análise, é escrita com "H" maiúsculo. Trocando em miúdos: ao falarmos da História, com H maiúsculo, devemos ter a noção de que estamos falando de uma ciência sendo, portanto, diferente de "estória", que são simplesmente narrativas e contos, e de história, que é simplesmente o que já aconteceu.
A História é, portanto, uma disciplina que tem como objeto de reflexão as sociedades humanas organizadas no tempo, ou: "A História é a ciência dos homens no tempo", segundo Marc Bloch. Simplificando: a História é uma disciplina que age por meio de pesquisa, análise e que estuda as sociedades humanas ao longo do tempo, como elas se transformam e suas variações.
Em outro ponto, temos a história que é, simplesmente, o objeto de estudo da disciplina História: a experiencia humana projetada no tempo social. Em suma: a história, com h minúsculo, são os acontecimentos/fatos que vão ser estudados pela disciplina da História e pelos Historiadores como, por exemplo, os acontecimentos do governo Vargas (os acontecimentos dele pertencem a história) que vão ser estudados pela História.
Essa distinção permite, inclusive, a história da História que nos permite observar a mudança ocorrida nas práticas, formulas e premissas de se fazer História durante o tempo.
Caso tenha ficado alguma dúvida, os comentários estão abertos à questionamentos, se feitos de maneira séria e sem desrespeitos
Referências Bibliográficas:
BLOCH, Marc. Apologia da história: ou o ofício de historiador. Zahar, 2002.
CARDOSO, Ciro Flamarion Santana. "História: um só termo, vários significados" IN Uma introdução à história. Editora Brasiliense, 1981.

Nenhum comentário:
Postar um comentário